sexta-feira, 21 de agosto de 2009

UM TEXTO PARA REFLEXÃO

A ESCOLA E A DEFESA DO PATRIMÔNIO


Uma das finalidades da Educação prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394 de 20 de Dezembro de 1996) é o preparo para o exercício da cidadania. Este processo só é possível se dentro do ambiente escolar forem desenvolvidas práticas que levem os indivíduos a promover ações de solidariedade, respeito mútuo, ética, responsabilidade social e cooperação , pois a escola é sempre um subsistema do Mundo Social e deve representar certamente os anseios e desejos da comunidade que a ela busca.
A escola é local ideal para uma prática de valorização e defesa do patrimônio pois tem todas as condições ideais para uma atitude que será sempre satisfatória para um processo de defesa dos bens ambientais, dos ambientes de cultura e dos marcos das histórias dos homens em sua luta cotidiana. É importante que a escola desenvolva práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento dos bens patrimoniais e de sua valorização ativa e consciente. O processo de conhecimento gerado na escola é de grande importância para promover atitudes que levem em conta uma melhor relação dos cidadãos com o patrimônio que faz parte de sua vida.
No ambiente escolar é importante realizar atividades que envolvam toda a sua comunidade em defesa do patrimônio e na luta pela valorização dos bens que cercam os membros do espaço intra e extra – escolar. É vital que cada indivíduo que faz parte da escola seja um agente ativo na proposta de preservação e/ou valorização dos bens patrimoniais da sociedade. O espaço escolar abre oportunidades para uma atitude que tenha como ponto de partida a união entre a escola e os anseios de sua comunidade promovendo um processo de trocas e de construção ativa da cidadania.
É coerente que o espaço escolar propicie oportunidades para o desenvolvimento ativo do conhecimento e para um processo de formação não só intelectual, mas, sobretudo, contemplado pela cidadania participativa e pela construção do conhecimento atrelado aos verdadeiros interesses populares. O povo merece escola de qualidade que oportunize espaços para o questionamento firme e consciente do saber fortalecido pelo desejo de aprendizado autônomo e voltado para a realidade.
As ações escolares devem promover oportunidades de desenvolvimento de atitudes de respeito e valorização dos bens patrimoniais a começar pelo próprio ambiente escolar desenvolvendo um processo de conscientização acerca da importância de preservação dos elementos que fazem o espaço da escola evitando a depredação de seus ambientes, mobiliários e instrumentos da ação pedagógica. É importante desenvolver nos alunos a consciência ativa em que todos saibam da importância de valorização do seu ambiente escolar e de todos os que fazem a escola. Respeito é fundamental para uma boa relação entre os entes da escola e o desenvolvimento do processo de ensino – aprendizagem.
É importante abrir espaços para discussões sobre a importância do patrimônio histórico e pelo desenvolvimento de atitudes que possam promover atos de valorização daquilo que pertence a todos. É preciso desenvolver nos alunos a consciência de que o patrimônio é algo que faz parte de sua vida e precisa ser respeitado, valorizado e conservado para que não paguemos um preço triste pela destruição. É preciso promover práticas educativas que tenham objetivos de discutir a questão da valorização do patrimônio e da importância de um processo de cidadania ativa, consciente e voltada para o bem de todos.
A luta pela valorização do patrimônio tem seu início na própria luta pela defesa dos bens que cercam a escola. Não podemos aceitar que jovens depredem seu próprio ambiente de estudo e que destruam aquilo que eles mesmos poderiam desfrutar. É vital que haja uma vigilância de todos no sentido de evitar a depredação de bens da escola que ao serem destruídos estarão causando prejuízos a todos na medida em que podem escassear e atrapalhar o desenvolvimento das ações educativas. É importante que as escolas desenvolvam práticas que tenham por objetivo mostrar aos alunos a importância dos bens patrimoniais que ocupam o espaço da escola e que por serem públicos pertencem a todos.
É importante desenvolver mutirões que busquem a valorização da escola e sua manutenção por parte dos que dela fazem parte não se esquecendo de questionar o papel do poder público no processo de desenvolvimento das ações educativas e no instrumental necessário para que a educação aconteça.
É também vital que se promova na escola gincanas, seminários, palestras, debates e momentos de reconhecimento do potencial histórico, cultural e ambiental da escola para que todos os que a façam tenham a oportunidade de valorizar seus aspectos e promover sua eficácia. É importante revitalizar o espaço escolar e promover entre os alunos e professores atitudes de reconhecimento da história da escola , da comunidade , do povo que a circunda e de todos os aspectos que fazem parte do contexto escolar. No ambiente escolar é sempre bom que se façam questionamentos sobre o papel da mídia, da política e dos grupos sociais diversos na valorização do ambiente escolar e no enaltecimento da importância do patrimônio histórico, cultural e ambiental.
É preciso que a escola esteja sempre afinada com os interesses do povo e que todos nos ambientes escolares conheçam detalhes da cultura popular e história de seus povos numa construção do conhecimento que certamente poderá ser um processo de trocas e aprendizado ativo e consciente. A escola é sempre espaço de debates, pesquisa ativa e formação do senso crítico numa prática ativa de construção do conhecimento a serviço dos interesses populares e da construção de uma sociedade melhor para todos.
É importante resgatar a história popular e as manifestações de cultura de cada localidade aliando o pensamento popular ao processo educativo para que todos tenham sempre o desejo de conhecer a herança infindável gerada pela sociedade e pela natureza. É de grande importância que os alunos procurem conhecer a própria história do patrono que dá nome a escola ou do nome da rua em que mora compreendendo a própria importância histórica dos personagens que muitas vezes ouvimos falar e não sabemos de seu papel no processo histórico e cultural de nosso povo.
É também vital que se promovam visitas orientadas a locais de interesse ambiental, histórico ou cultural permitindo que os educandos possam conhecer aspectos da sua vida e as relações destes elementos com o seu aprendizado. Conhecer espaços é fundamental para o respeito e a valorização do patrimônio e para uma ação ativa e consciente no processo de preservação e / ou conservação. O espaço escolar é sempre um ambiente de crítica, debate, análise e construção do conhecimento onde todos possam aprender e ensinar para que haja momentos de certeza de que o patrimônio que nos cerca nos pertence e por todos nós deve ser valorizado e respeitado.
É preciso desenvolver momentos de apreciação do ambiente escolar entendendo sua importância e procurando verificar o papel deste na melhoria e no crescimento da sociedade, pois somente povos educados poderão promover o desenvolvimento e o crescimento de seu país.
O ambiente escolar serve também para desenvolver um processo de crítica aos modelos políticos com que convivemos e que fazem parte do dia – a – dia de todos os cidadãos. É preciso compreender a importância da política no desenvolvimento da sociedade fazendo com que saibamos por que a maioria dos governantes não coloca a educação com sua prioridade absoluta. É também importante desenvolver no povo a cultura de valorização da escola e da importância dos que dela fazem parte.
A escola deve promover também espaços para questionamentos sobre as políticas públicas relativas ao meio ambiente, ao patrimônio histórico e ao desenvolvimento cultural. É preciso que a equipe pedagógica e os próprios alunos sejam agentes ativos na luta pela educação de qualidade e pela valorização do patrimônio que nos cerca. O ambiente escolar é de grande importância para um conhecimento voltado para melhoria da vida de todos em relação a ambiente, escola, cultura e arte.
A escola deve buscar o desenvolvimento de talentos e de manifestações artístico – culturais fazendo com que os alunos sejam levados a um processo de valorização de sua cultura, sua língua, suas manifestações culturais e das marcas trazidas pelos homens nas relações políticas e econômicas do cotidiano.
É importante que haja no ambiente escolar oportunidade de desenvolver práticas ativas de reconhecimento do lado bom e do lado ruim das manifestações culturais que povoam a vida dos jovens mostrando cada faceta dos contextos que fazem parte de seu cotidiano. É importante lutar para varrer o lixo cultural que a mídia insiste em passar para nossos jovens que são muitas vezes tragados pela mediocridade que atrasa suas vidas e seu desenvolvimento.
A escola é um ambiente salutar para o respeito ao patrimônio e deve primar por uma ação prática que tenha como ponto principal a luta pela valorização do ambiente natural, histórico e cultural que representam plenamente as marcas de nosso povo na luta cotidiana e na construção de um mundo justo, solidário e democrático.

B I B L I O G R A F I A


CAMARGO, Haroldo Leitão, Patrimônio Histórico e Cultural , São Paulo , Aleph, 2002 – Coleção ABC do Turismo.

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SOUZA, Djacyr de , Preservação do Ambiente: Uma ação de Cidadania , Fortaleza, Brasil Tropical , 2003
Sobre o Autor


professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.
Publicado originalmente no site www.artigos.com em 10/05/09

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