terça-feira, 20 de julho de 2010

você já ouviu falar em Psicologia Ambiental ?

O que é Psicologia Ambiental?

E outras perguntas freqüentes

A Psicologia Ambiental trata do relacionamento recíproco entre comportamento e ambiente físico, tanto construído quanto natural. Mantém interface com áreas de estudo tais como a sociologia e antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal, arquitetura, urbanismo e geografia, entre outras.  Na medida em que estas áreas estudam diferentes aspectos da organização de espaço/ambiente físico e sua relação recíproca com o ser humano, encontra-se freqüentemente, na literatura estrangeira, o termo environment-behavior relation para caracterizar este campo de estudo, para o qual sugere-se, em Português, o termo relações indivíduo-ambiente.
Por sua característica interdisciplinar e por ser um campo que possibilita o estudo de fenômenos os mais diversos, a Psicologia Ambiental utiliza uma abordagem multi-metodológica. O que determina a escolha do método é o problema em estudo em cada situação. Quase toda pesquisa se orienta para a resolução de um problema prático e no meio termo procura também avançar o conhecimento teórico da área, sob o modelo da pesquisa-ação.
Freqüentemente recebemos perguntas sobre psicologia ambiental, sua área de atuação, pre-requisitos para atuar como psicólogo ambiental, etc. A seguir, tentamos responder a algumas destas perguntas.
Quais os pré-requisitos para atuação nessa área?
Do ponto de vista formal e no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia exige formação em psicologia para atuar como psicólogo. Entretanto, para atuar como psicólogo ambiental é necessário, ainda, uma boa formação metodológica e sólidos conhecimentos de pelo menos uma das áreas com as quais a psicologia ambiental interage (vide a seguir).
Qual a relação da Psicologia Ambiental com outras áreas de conhecimento?
A Psicologia Ambiental mantém interface com áreas de estudo tais como a sociologia e antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal, arquitetura, urbanismo e geografia, entre outras. Estas áreas têm em comum com a psicologia ambiental o estudo da relação recíproca entre o comportamento humano e o ambiente físico e/ou natural.

Nenhum comentário: