quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PARA REFLETIR

Ignorância generalizada

quadro-negro_2João Cunha (leitor de O Globo)
O GLOBO online - Publicada em 27/10/2010 às 19h56m

Olho ao redor, no prédio, no bairro, na cidade e no país inteiro, uma verdadeira onda, um tsunami de ignorância por parte da população. É triste constatar que um país como o nosso, 'gigante pela própria natureza', esteja sucumbindo à falta de educação nos mínimos e máximos exemplos de cidadão consciente.
" É triste constatar que um país como o nosso esteja sucumbindo à falta de educação nos mínimos e máximos exemplos "

O Rio de Janeiro possui lixeiras em excelente número - e a Comlurb é dos poucos serviços que funcionam na cidade. Mesmo assim, a população, diariamente, pratica atos básicos de incivilidade: joga lixo pela janela de seus veículos, dos ônibus, na rua... Às vezes, você vê esse tipo de infração e o sujeito está a dois metros de uma lixeira. O que passa na mente dessas pessoas? Falta de lixeiras? Não. Falta de educação e de civilidade.
O povo brasileiro adora usar o exemplo da falta de moral e valores de nossos representantes públicos - e com toda razão. No entanto, é preciso que demos nosso exemplo.
Os problemas maiores e mais graves estão refletidos claramente no âmbito de consciência política do povo. Nesta época de eleições, os argumentos a favor e contrários ao Governo são clichês, frases feitas e repetidas, como lixo cuspido e engolido pela população que, em sua maioria, não possui a noção de que somente nós, o povo, podemos mudar o rumo da nação.
Aí entra o problema gravíssimo da omissão do governo, em todas esferas, com relação a educação.
Não adiantam nada os altos índices na economia, os superávits, as reservas enormes de dólares, o Pré-sal, o petróleo, as exportações, se isso não se converter para o que é fundamental para se fazer uma grande nação: a educação.
Estou me referindo à educação por inteiro, com qualidade, não a colégios em condições precárias, professores mal pagos, displicentes, e ensino pífio. Na verdade, a educação começa no lar. A cultura não está somente nos colégios e faculdades: está nos livros, nos filmes, na música e em toda forma de arte que o ser humano produz...
É triste constatar que a população do nosso país e seus governantes se curvaram diante de programas assistencialistas e facilitadores. Não sou contra tais projetos, desde que isso não tivesse virado o que virou, uma peneira gigante para tapar o sol da ignorância do brasileiro.
De que adianta o Pró-Uni, se o aluno chega muito mal preparado? De que adianta o Bolsa Família, se a família que o recebe não tem 'obrigações', deveres e, principalmente, estímulo para melhora, para evoluir ? De nada. É uma compra de votos em larga escala, com a desculpa de 'estar ajudando os mais necessitados', e sempre usando e distorcendo a frase de Madre Teresa de que muitos não 'tem força pra segurar a vara', quando conhecemos o ditado de que é preciso ensinar a pescar.
" Enquanto o país se contentar em pensar pequeno, somente na economia, sem focar totalmente na educação, continuaremos a votar em corruptos "
Enquanto o país se contentar em pensar pequeno, em pensar somente na economia e não focar totalmente na educação, o Planejamento Familiar vai para o buraco. Continuaremos a votar em corruptos, com a ignorância de não saber a importância do voto - voto obrigatório, o que, aliás, é um absurdo!
A verdadeira educação, a que conscientiza, defendida por Cristovam Buarque e Paulo Freire é o pilar fundamental de qualquer nação. Enquanto o país e seu povo não despertarem para essa realidade, continuaremos 'atolados na lameira', como diria Raul Seixas. Brasil, acorde, ainda há tempo. Precisamos lutar pela pátria, de todas formas, esse país maravilhoso e de povo sofrido merece muito mais do que vemos e sentimos há uns tempos.
Este texto foi escrito por um leitor do Globo

Nenhum comentário: