sábado, 27 de novembro de 2010

sobre a questão do lixo - JORNAL DO LEITOR - OPOVO.

O lixo, o Brasil o e o luxo

27.11.201001:30
Compartilheo
Considerada uma das principais causas da poluição em nosso país atualmente, o mal remanejamento do lixo urbano tem provocado cada vez mais atenção do Governo Federal, que aprovou recentemente uma lei de regulamentação da reciclagem do lixo produzido no Brasil.

Essa norma proporcionará um aumento na renda dos recicladores de lixo, o que terá efeitos na economia brasileira a curto prazo. De acordo com estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil economizará cerca de oito bilhões de reais por ano. Esse dinheiro poderá ser investido em outras áreas, como saúde e educação.

Atualmente, o nosso país recicla somente 3% dos resíduos sólidos provenientes das cidades, enquanto as nações desenvolvidas têm índices de reciclagem muito maiores que os nossos. Com essa lei, espera-se que esse percentual cresça a cada ano. Logicamente, o Brasil somente poderá usufruir das benesses dessa lei se ela tiver o apoio do empresariado e dos governos estaduais e municipais.

O Governo Federal deve criar meios para que essa lei seja posta em prática, ele tem de fornecer incentivos fiscais às empresas que apoiarem essa norma. Além disso, terá que ser repassada uma maior parte da arrecadação dos impostos aos estados e municípios. Deve-se punir com rigor aqueles que desrespeitarem essa lei. Desse modo, tal problema deverá ser resolvido.


Daniel Rodrigues Chaves - ALUNO Extensivo MeD Colégio Ari de Sá - Washington Soares

Nenhum comentário: