terça-feira, 30 de novembro de 2010

UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO


A prática pedagógica convive constantemente com significativas transformações nos modos de produzir e gerenciar o trabalho, nas inovações tecnológicas e na globalização . O que confere um novo significado ao indivíduo é à sociedade, modificando as condições de vida, formas de cultura, modos de ser, sentir, pensar e imaginar.
A sociedade global envolve todas as relações, processos e estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais ainda que desiguais e contraditórias.
No âmbito escolar é onde essas relações acontecem. E a sociedade exige que a escola corresponda a altura de tais interesses, cabendo ao professor o papel de refletir sobre o seu fazer e sua prática.
Imbernóm destaca a importância em criar projetos colaborativos, mediante a reflexão sobre a atuação do professor no espaço das relações sociais, incentivando a análise, a observação e o diagnóstico da realidade.
Os educadores conscientes da ação que praticam e do papel que desempenham, não se contentam com a rotina pedagógica e os hábitos escolares estruturados. Querem saber sempre mais, conhecer o que há de novo na sua área para refletir sobre as novas práticas educativas.
Querem também verificar a validade dessas práticas para depois incorporá-las às já adotadas e tidas como seguras. Alterar os processos de aprendizagem determina sério exame de como ensinar a aprender e, consequentemente, repensar a formação do educador, melhorar sua qualificação e criar condições objetivas para que ele possa assumir seu compromisso, com competência e sem desânimo, mas como atividade prazerosa. 
Tudo isso conceitua uma prática intelectual crítica na busca de redimencionar o papel da educação e da escola, o que leva a uma prática pedagógica reflexiva e interdisciplinar.
Sobre o Autor
Professora da rede estadual de ensino a 15 anos, formada em letras pela UNEMAT.

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