sábado, 19 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO AMBIENTAL

Praia sem futuro


Irlane Maria
irlanemaria@gmail.com

O que é responsabilidade social?! Eu também deixei de saber a partir do momento em que temos praias tão poluídas que um banho pode produzir alterações imunológicas no organismo desprevenido. Sim, porque a imunidade não é adquirida pelos não frequentadores da “Praia Sem Futuro”, assim denominada por mim há bastante tempo, por nunca gostar de estar naquela praia, a conhecida Praia do Futuro.

Desculpem-me o trocadilho sem graça, mas é que a situação atual daquela praia é preocupante. As pessoas que estão acostumadas a tomar banho no local, já conseguiram garantir a imunidade orgânica necessária para resistir aos ataques dos coliformes fecais que passeiam 24h por dia na areia e na água da praia. Pessoas de outras localidades bem distantes, vêm até aqui para conhecer a praia afamada pela mídia e publicidade das agências de turismo e nós os recebemos despejando-lhes fezes em suas entranhas. Tudo bem, temos uma população deseducada para exigir dos órgãos públicos e de si mesma, mais cuidado, zelo, proteção, amor ao que é dela própria sem pagar quase nada, uma vez que Deus nos presenteou com toda a natureza e seus recursos e o homem cuidou de providenciar os devidos encargos e tarifas.

Mas voltando à pergunta inicial: o que é responsabilidade social?! É, primeiramente, ocupar-se em preservar o que temos: nossas reservas naturais, nossos ambientes naturais, nosso ecossistema, nossa vida... sem a natureza, nada somos, pois nossa casa - a Terra - irá se dissipar à medida que formos irresponsáveis no seu trato, à medida que formos incoerentes com a nossa identidade cultural que é a identidade planetária. Não é à toa que estamos passando e vivenciando tantos desastres ambientais. A vida está nos cobrando responsabilidade(s). Se não temos responsabilidade em não jogar um papelzinho na rua que irá ajudar a entupir o bueiro, se não temos responsabilidade em passear com o nosso cachorrinho e não juntar a caca que ele faz e, se não temos a responsabilidade de não jogar objetos não utilizáveis na areia da nossa praia, então vamos ter responsabilidade com o quê?! Nossos filhos?! De jeito nenhum, pois somos exemplos vivos de tudo o que fazemos e os nossos filhos não são cegos, muito pelo contrário veem além do que percebemos, mas são criaturinhas ainda frágeis e em formação, portanto, irão assimilar tudo o que fizermos. E o que estamos fazendo está longe de ser responsabilidade social.

Parem pra pensar... pensem muito bem... olhem que esse dia já chegou: o da sua responsabilidade consigo mesmo, com o outro, com a vida!

Nenhum comentário: