quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REFLITA E TOME POSIÇÃO

MUDAR OU MORRER Novo!

Francisco Djacyr Silva de SouzaFrancisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br

Publicado em
2011-02-14
Diante de grandes catástrofes ambientais provocadas pela falta de conhecimento e de conscientização ambiental dos membros de nossa sociedade verificamos que é preciso efetivar com urgência medidas de conscientização ambiental em todos os setores da vida moderna, pois os efeitos da má utilização dos recursos naturais pelo homem estão acontecendo a todo o momento e a culpabilização da natureza não é medida correta quando vemos que o processo de crescimento econômico sem visão ambiental não tem surtido efeitos no mundo em que vivemos e é cada vez mais comum a mudança da natureza com reflexos que provocam prejuízos à maioria da população. O pensamento ambiental precisa ser objeto de ação e não de poesia e efemeridades, pois se não tomarmos posição diante das agressões ambientais veremos em breve uma destruição sem precedentes em nosso planeta e a possível erradicação da vida humana, pois o planeta certamente vai continuar em função de seu constante processo de adaptação.
Os gritos de alerta vem sendo dados, mas há um imediatismo na cabeça das grandes corporações que parece vedar os olhos dos grandes incorporadores , empresários e até membros do governo que só vêem os recursos naturais como fontes de lucro e não se interessam pelo futuro do planeta nem pela sobrevivência dos que nele habitam. Não podemos continuar numa atitude de depredação em nome do suposto desenvolvimento a todo custo. Os discursos ecológicos e as comprovações do que vem sendo feito com nosso planeta não podem ser desprezados no momento em que vemos pessoas inocentes sendo mortas pela insanidade de um processo de desenvolvimento a qualquer custo que não procura repartir os bens adquiridos e acaba promovendo calamidades que às vezes atingem principalmente a quem não tem acesso às benesses do suposto desenvolvimento.
As atitudes de mudança são necessárias neste momento , pois os avisos vem sendo dados pela natureza a todo momento e as questões ambientais não são visões românticas nem propósitos de atrapalhar o crescimento econômico, mas revestem – se em compromissos éticos com um mundo melhor, mais justo e mais igualitário. O poder econômico não pode ser tão insano, temos que reverter o quadro de depredação do planeta através de atitudes simples do dia – a – dia na redução do consumo, na busca por produtos ecologicamente justos, na escolha de nosso modelo de desenvolvimento e na fiscalização das ações governamentais e privadas de utilização dos recursos do planeta.
A Educação Ambiental deve ser meta firme nas políticas governamentais, pois grande parte dos problemas está fincada na falta de conscientização pública em relação ao ambiente e aos propósitos da justiça ambiental e da construção de um processo de cidadania ambiental em todos os segmentos da nossa sociedade. É urgente que façamos uma revisão de nossos hábitos e uma compreensão dos atuais modelos de desenvolvimento que provocam reflexos ambientais catastróficos e cultivam muita injustiça social que fazem com que nosso povo tenha de amargar a vida em locais inóspitos e que geram conseqüências já constatadas em notícias sobre destruição , medo e mortes em função da ocupação indevida.
A prática da Educação Ambiental requer a conscientização crítica sobre o modelo econômico em vigor e seu papel na degradação ambiental além de uma firme base teórica sobre da dinâmica da natureza e uma ação formal e informal de conhecimento em busca de um mundo que seja saudável para todos e sem agressões ambientais que certamente não são boas para ninguém. A visão de sustentabilidade deve ser debatida em todos os locais de nossa sociedade para que todos tenham acesso ao conhecimento sobre natureza, ocupação humana e papel de cada um na redução dos graves problemas ambientais a que estamos sujeitos. A hora não é de discurso, nem de reflexão meramente teórica e sim de ação , pois o planeta está sufocado e os reflexos estão aí cabendo a todos nós a reversão da situação para o bem de todos e para um mundo melhor. Sobre o Autor
professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR, mantenho ação nos blogs aprendizesdanatureza.blogspot.com, caosnaeducacao.blogspot.com e radiouivintes.blogspot.com
Estou aberto para debates, seminários e palestras dentro da temática meio - ambiente, educação e cultura em geral.
Entre em contato pelo e - mail djacyrsouza@gmail.com

Nenhum comentário: