quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Veja

De onde a água chega na sua torneira?

Nas cidades, ela é geralmente segura

Apenas 3% da água da terra é doce, ou não salina. Desta água não salina, 31% é acessível como água fresca de superfície. Para cada cinco litros de água fresca de superfície, há outros 150 que ficam sob o solo. E esta é a fonte primária da água das cidades.

A água é mantida em reservatórios subterrâneos chamados aquíferos. Para chegar aos aquíferos, ela passa através da atmosfera, onde se dissolve e coleta gases atmosféricos como nitrogênio, carbono e dióxido de enxofre. Quando cai na superfície como chuva, ela é ligeiramente ácida, com índice de PH pouco abaixo de 7.

A água então passa por camadas de solo de superfície, argila, areia, cascalho, e outros materiais porosos. Ao passar por estas camadas, ela é filtrada, impedindo que leve para o subsolo a maior parte das impurezas de superfície. No entanto, ela leva consigo minúsculas quantidades de esporos bacterianos.

Ao mesmo tempo, por ser ácida, a água dissolve minerais e os leva para os aquíferos. Enquanto permanece no aquífero, a água continua a dissolver minerais até chegar a um equilíbrio entre os minerais e seu PH, ou teor de acidez. Estas minerais podem ser tóxicos e incluir metais pesados.

Como sementes microscópicas, os pequenos esporos se abrem e se transformam em bactérias vivas. Os minerais na água agem como nutrientes para diversos tipos de bactérias e permitem que suas populações se multipliquem. Estas bactérias podem incluir pseudomonas, flavobacterium e acinetobacter.

Como já foi mencionado, os humanos extraem esta água do solo e a consomem como água potável. Se a água for consumida sem tratamento, as bactérias entram em seus corpos como patógenos. Para a maioria das pessoas, os anticorpos destróem as bactérias. Mas para um segmento pequeno, mas notável da população, estes patógenos representam um risco de doença.

Para proteger estas pessoas, as cidades usam agentes químicos como cloro ou produtos baseados nele para matar as bactérias. Além disso, quando existem níveis não seguros de minerais tóxicos, eles são agrupados reunindo-os em moléculas maiores, que são então filtradas. Estes processos de tratamento reduzem o risco de doença e consumo de minerais tóxicos, tornando a água segura, explica o Environmental Graffiti.

Ao fazer testes em suas estações de água, as cidades encontram uma taxa de conformidade de mais de 90%. Assim, a vasta maioria da água consumida das torneiras de países desenvolvidos é segura (mas o mesmo ocorre também, no caso do Brasil, em parte substancial de suas cidades). Então, se você mora em uma cidade onde a água é segura, por que consumir água engarrafada? 
Fonte: www.planetasustentavel.org.br

Nenhum comentário: